-
XIII Piquenique Literário Uma casa, um mundo: pelos traços de Hassis

XIII Piquenique Literário
Uma casa, um mundo: pelos traços de Hassis
No próximo sábado letivo, dia 29 de novembro, das 8 às 12 horas, acontecerá no NDI/UFSC uma edição especial do Piquenique Literário, ação vinculada ao Projeto Infância e Literatura, associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (GEPILEd/NDI/CNPq), em parceria com o grupo Literatura e Design de Artefatos para Crianças e Jovens no Mundo Digital.
Toda a comunidade está convidada a participar da programação do Piquenique Literário que, em parceria com a Fundação Hassis, ocorre no âmbito das comemorações do Centenário de Hassis, um artista catarinense multifacetado, com extensa e importante obra.
Durante o mês de novembro o educativo da Fundação Hassis, por meio do Projeto Práticas e Descobertas – Coleção Circo, organizou a exposição de obras da Coleção Circo com atividades de intervenção artística às crianças do NDI, coordenadas pela educadora Thuanny Machado.
Além da exposição das obras e de livros sobre o artista, nosso evento contará com oficinas, mostra de ações vinculadas ao projeto, atividades artístico-culturais, além de uma conversa sobre Literaturas para Infâncias, com lançamento da Coleção Floripa a pé, composta de sete Livros Digitais Infantis, baseados e complementares à obra Florianópolis para crianças: 10 roteiros a pé pela capital, da escritora catarinense Cristina Santos.
Teremos a apresentação da Biografia Ilustrada para a infância Uma casa, um mundo: vida e obra do Hassis, de autoria de Lucca Wagner e Caroline Machado, resultante do Projeto de Conclusão do Curso de Design, orientado pelo professor Douglas Menegazzi (EGR/CCE) e coorientado pela professora Caroline Machado (NDI/CED).
A Companhia de Dança da UFSC (vinculada à SecArtE) faz a pré-estreia de seu espetáculo Ainda há tempo, espetáculo de dança que mergulha nas paisagens visuais e simbólicas de Hassis traçando rotas coreográficas que transitam entre o real e o simbólico.
Em clima de festejo, a Escola de Samba Embaixada Copa Lord também é nossa convidada para apresentar o samba enredo composto para o Carnaval deste ano, em homenagem ao artista: “Ontemanhã – O Tempo nos traços de Hassis”.
Síntese da programação:
8h às 12h: Exposição de obras, livros e produções inspiradas no artista
9h às 11h: Oficinas
11h: Lançamento de livros e conversa com autores
11h30: Companhia de Dança da UFSC
11h40: Embaixada Copa Lord
Tragam seu lanchinho (sugestão: frutas, suco) e cangas ou tecidos para fazer um piquenique.
Observação: Para a oficina da construção de uma obra coletiva inspirada na Porta Secreta de Hassis, convidamos as crianças e famílias a levarem um pequeno objeto para agregar à composição.
👉 Para mais informações acesse:
https://infanciaeliteratura.paginas.ufsc.br/noticias/https://lijdigital.com/acervo/
@infanciaeliteratura.ufsc
Não percam! -
IV Seminário Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari e III Encontro Regional da Biograph Sul
De 16 a 19 de agosto de 2025, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, será palco de um evento fundamental para quem acredita na potência da arte, da ciência e da educação como formas de resistência e transformação: o IV Seminário Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari e III Encontro Regional da Biograph Sul.
🎨 Tema central: Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio
Com cerca de 150 participantes e mais de 25 pesquisadores de universidades do Sul do Brasil, os eventos propõem diálogos sobre formação, infância, narrativas (auto)biográficas e práticas educativas inspiradas no acervo pictórico de Candido Portinari — um artista que nos permite a refletir sobre a nossa época, nossa responsabilidade e a esperança de um mundo melhor.
A programação conta com conferências, mesas redondas, atividades culturais e muito mais.
No dia 16/08, das 9h às 12h:
Abertura com o XII Piquenique Literário: Portinari na ilha
Conversa de abertura: Infância, Literatura, Biografia: Dr. Douglas Menegazzi (UFSC), Dnda. Priscila Freitas (PPGE/UFSC), Coordenadora: Dra. Caroline Machado (UFSC)
Mostra de trabalhos articuladas ao Projeto Portinari na ilha: Dra. Patricia Boaventura (UFSC), Dra. Cristiane Ker de Melo (UFSC), Dra. Daniela Bunn (UFSC), Dndo. Rafael Spinelli (UDESC), Dra. Cristina Nunes (UFSC), Dr. Douglas Menegazzi (UFSC), Dra. Caroline Machado (UFSC).
No dia 19/08, das 14h às 16h:
Conferência de Encerramento com João Candido Portinari (participação remota), fundador e diretor-geral do Projeto Portinari.
Tema: Portinari e a educação – o artista que retratou uma época, sua terra e sua gente.📢 As inscrições são gratuitas e já estão abertas.
👉 Acesse: @biographsul2025
Não perca!

-
XII Piquenique Literário: Portinari na Ilha

XII Piquenique Literário: Portinari na Ilha
No próximo sábado, dia 16 de agosto, das 9 às 12 horas, acontecerá no NDI/UFSC uma edição especial do Piquenique Literário, ação vinculada ao Projeto Portinari na Ilha em articulação com o Projeto Infância e Literatura, ambos associados ao Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (GEPILEd/NDI/CNPq).
Toda a comunidade está convidada a participar da programação, que contará com exposições, oficinas, mostra pedagógica das ações vinculadas aos projetos, atividades artístico-culturais, lançamento de livro e contação de história, além de uma conversa sobre Infância, Literatura e Biografia.
🎨 O Piquenique Literário acontece no âmbito do IV Seminário Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari e III Encontro Regional da Biograph Sul, propondo diálogos sobre formação, infância, narrativas (auto)biográficas e práticas educativas inspiradas no acervo pictórico de Candido Portinari — um artista que nos permite a refletir sobre a nossa época, nossa responsabilidade e a esperança de um mundo melhor.
No dia 16/08, das 9h às 12h:
Abertura com o XII Piquenique Literário: Portinari na ilha
Conversa de abertura: Infância, Literatura, Biografia: Dr. Douglas Menegazzi (UFSC), Dnda. Priscila Freitas (PPGE/UFSC), Coordenadora: Dra. Caroline Machado (UFSC)Mostra de trabalhos articuladas ao Projeto Portinari na Ilha: Dra. Patricia Boaventura (UFSC), Dra. Cristiane Ker de Melo (UFSC), Dra. Daniela Bunn (UFSC), Dndo. Rafael Spinelli (UDESC), Dra. Cristina Nunes (UFSC), Dr. Douglas Menegazzi (UFSC).
No dia 19/08, das 14h às 16h:
Conferência de Encerramento com João Candido Portinari (participação remota), fundador e diretor-geral do Projeto Portinari.
Tema: Portinari e a educação – o artista que retratou uma época, sua terra e sua gente.👉 Para mais informações acesse:
https://infanciaeliteratura.paginas.ufsc.br/noticias/Ou as redes sociais do evento: @infanciaeliteratura.ufsc e @biographsul2025
Não perca! -
Seleção de bolsista PROBOLSAS 2025

A professora Caroline Machado, no uso de suas atribuições, conforme disposto no EDITAL Nº 13/2024/PROEX (PROBOLSAS 2025) torna pública a abertura das inscrições destinadas a classificar estudantes que irão desenvolver atividades de extensão no âmbito do Projeto Literatura e Infância: experiência estética e formação de pequenos leitores.
O edital pode ser acessado por meio do documento disponível aqui.
Consulte as inscrições deferidas clicando aqui.
Para o resultado final da seleção clique aqui.
Cronograma
18/02/2024 Divulgação do edital de seleção de bolsistas 25/02/2024 a 27/02/2024 Período para inscrição de bolsistas interessados/as/es. 2702/2024 Divulgação das inscrições deferidas e do cronograma de entrevistas 28/02/2024 Seleção de candidatos/as/es com inscrições deferidas 28/02/2024 Divulgação do resultado final no site (www.ndi.ufsc.br) e via e-mail para o/a/e bolsista selecionado/a/e. -
XI Piquenique Literário: Festaria de Brincança
Convidamos vocês para uma grande Festaria de Brincança!
No dia 09 de novembro realizaremos a décima primeira edição dos nossos Piqueniques Literários.
Essa atividade, que completa 10 anos, é realizada pelo Projeto de Extensão Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores, do Grupo de Estudos Infância, Literatura e Educação (NDI/CNPq), sediado no Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC.
Trata-se de uma proposta que reúne a comunidade interna (crianças, famílias, professores, estagiários, técnicos administrativos em educação) e externa em torno de uma temática que coloca em relação livros, mediadores e leitores em momentos de leitura compartilhada, com fins de ampliação do repertório literário de todos os participantes.
Nessa edição, escolhemos destacar as literaturas negras, de autoria e temática africana e afro-brasileira e, para isso, retomamos algumas histórias apresentadas em outras propostas e elegemos novas narrativas para compartilhar.
O título “Festaria de Brincança” é tomado de empréstimo de um livro da professora, pesquisadora e autora catarinense Eliane Debus – nossa convidada especial! Essa proposta é momento de celebrarmos a diversidade e potência da cultural africana, ampliando as referências das crianças, famílias, professores e demais participantes, especialmente a partir de literaturas que possam contribuir para os processos de representatividade, afirmação de identidade, resistência e combate ao racismo.
Outras atividades fazem parte dessa proposta para compor uma experiência com a temática, articulando a literatura e outras linguagens artísticas. Teremos algumas oficinas (máscaras africanas e arte urbana lambe-lambe) que dialogam e ampliam a experiência literária e atividades que envolvem também música e brincadeiras de origem africana.
A atividade compõe a programação do Novembro Negro da UFSC, parte de uma política institucional de enfrentamento ao racismo e educação para a igualdade racial e, portanto, integra um conjunto de ações que conferem visibilidade a princípios e práticas essenciais na construção de uma educação antirracista.
Local: Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC
Data: 09 de novembro
Horário: das 8 às 12 horas
O que levar: sugerimos um lanchinho composto de frutas frescas ou secas, suco natural e comidinhas compatíveis com o cardápio institucional; uma canga para piquenique; protetor solar e repelente.

-
V Trajetos Literários: literatura diversa para a infância
Trajetos Literários é uma ação do Projeto de Extensão Infância e literatura: experiência estética e formação de leitores, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (GEPILEd/CNPq), sediado no Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC (NDI/UFSC). Dentro de um conjunto de atividades que visa constituir uma comunidade de leitores que extrapole os muros da instituição, promovendo o encontro entre literaturas e infâncias, organizamos essa ação que, desta vez, está articulada à 21ª SEPEX – Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, que se realizará de 4 a 8 de novembro na UFSC.
Nessa edição, apresentamos literaturas contemporâneas produzidas para a infância de autores que estiverem conosco no X Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (X SLIJ) e o VII Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (VII SELIPRAM) – Viver Espaços e Tempos de Mediação. São cinco obras selecionadas: • A contradição humana: com o devido espírito de contradição, de Afonso Cruz (Peirópolis, 2014); • A rainha louca, louca, louca!, de Anabella López (Aletria, 2023); • Mesma nova história, de Everson Bertucci, Mafuane Oliveira e Juão Vaz (Peirópolis, 2021); • Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH): A origem do beija-flor: Guanãby muru-gãwa, de Yaguarê Yamã e Taisa Borges (Peirópolis, 2012); • Você é um monstro?, de Guilherme Karsten (HarperKids, 2022).
A comunidade universitária (da educação infantil à pós-graduação) e todas as pessoas que circularem pelo campus universitário durante a 21ª SEPEX poderão realizar um percurso buscando nos pontos marcados no mapa algumas literaturas produzidas para crianças (de todas as idades). Os lugares são indicados com um ícone de modo a deixar que cada participante ou grupo de pessoas possa organizar o itinerário, pautado nos seus interesses.
Salvem seu mapa e venham se aventurar!
@literaturaeinfancia.ufsc
literatura.ndi@contato.ufsc.br

-
Trajetos Literários: histórias de diferentes regiões do país (2022)
Ação de promoção à leitura, que se dará pela organização de um circuito literário que convida toda a comunidade interna do NDI a desfrutar de modo autônomo do espaço organizado. São cinco histórias distribuídas por diferentes espaços da instituição e uma tenda que se configura como um “ninho de poemas”, onde todes poderão ouvir e ler poemas gravados e escritos. Também foi produzido um mapa que indica onde poderão ser encontradas as histórias sem, no entanto, propor um roteiro fixo. Assim cada pessoa ou grupo de pessoas, escolhe os trajetos a percorrer.
O objetivo de criar esse ambiente que promove uma experiência estética literária individual e coletiva, está alinhado ao do projeto de extensão ao qual essa ação está vinculada – Projeto Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores.
Essa ação faz parte de um conjunto de atividades vinculadas ao Projeto Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores, que busca promover experiências estéticas literárias envolvendo toda a comunidade interna do NDI. Além disso, estudantes do Curso de Pedagogia visitarão o circuito como parte do processo formativo que será na realização de um seminário sobre práticas de mediação de leitura e formação de leitores na educação infantil.
O objetivo da ação está alinhado ao do projeto de extensão ao qual está vinculada – Projeto Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores: criar um ambiente (circuito de narrativas e poemas, nesse caso) que promova uma experiência estética literária individual e coletiva, criando uma comunidade de leitores.
Ação de promoção à leitura, que se dará pela organização de um circuito literário que convida toda a comunidade interna do NDI a desfrutar de modo autônomo do espaço organizado. São cinco histórias distribuídas por diferentes espaços da instituição e uma tenda que se configura como um “ninho de poemas”, onde todes poderão ouvir e ler poemas gravados e escritos. Acesse aqui os poemas
Também foi produzido um mapa que indica onde poderão ser encontradas as histórias sem, no entanto, propor um roteiro fixo. Assim cada pessoa ou grupo de pessoas, escolhe os trajetos a percorrer.
A equipe selecionou as narrativas e poemas, produziu o vídeo-poema, organizou os espaços e fará a mediação de leitura em momentos determinados. O circuito será aberto no dia 15/06 e ficará em vigência até 14/07.

-
Trajetos Literários no X Seminário de Literatura Infantil e Juvenil
Trajetos Literários é uma ação do Projeto de Extensão Infância e literatura: experiência estética e formação de leitores, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (GEPILEd/CNPq), sediado no Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC (NDI/UFSC).
Dentro de um conjunto de atividades que visa constituir uma comunidade de leitores que extrapole os muros da instituição, promovendo o encontro entre literaturas e infâncias, organizamos essa ação que, desta vez, está articulada ao X SEMINÁRIO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL (X SLIJ) E VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL E PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO LITERÁRIA (VII SELIPRAM) – Viver espaços e tempos de mediação, que se realizará de 5 a 7 de junho na UFSC.
Nessa edição, apresentamos literaturas contemporâneas produzidas para a infância de autores que estarão conosco no evento. São cinco obras selecionadas e dispostas nos seguintes locais:
• Centro de Cultura e Eventos: A contradição humana: com o devido espírito de contradição, de Afonso Cruz (Peirópolis, 2014);
• Centro de Comunicação e Expressão (CCE): A rainha louca, louca, louca!, de Anabella López (Aletria, 2023);
• Centro Sócio Econômico (CSE): Mesma nova história, de Everson Bertucci, Mafuane Oliveira e Juão Vaz (Peirópolis, 2021);
• Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH): A origem do beija-flor: Guanãby muru-gãwa, de Yaguarê Yamã e Taisa Borges (Peirópolis, 2012);
• Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI): Você é um monstro?, de Guilherme Karsten (HarperKids, 2022).
Paralelamente às atividades de conferências e mesas redondas, a comunidade universitária (da educação infantil à pós-graduação) e participantes do evento poderão realizar um percurso pelo campus da UFSC, buscando nos pontos marcados literaturas produzidas para crianças (de todas as idades). Assim, professores, mediadores de leitura, bibliotecários, crianças e seus familiares, estudantes universitários, funcionários terceirizados e visitantes têm a possibilidade de ampliar seus repertórios literários e também observar algumas práticas de mediação literária que acontecerão ao longo da atividade.
Observando os pontos assinalados no mapa, os participantes encontrarão a exposição de reproduções (autorizadas pelos autores e editoras) de cada uma das cinco histórias escolhidas para formar o trajeto literário proposto. Os lugares são indicados com um ícone de modo a deixar que cada participante ou grupo de pessoas possa organizar o itinerário, pautado nos seus interesses.
Salvem seu mapa e venham se aventurar!
-
Projeto de Literatura seleciona bolsistas (PROBOLSAS 2024)
A professora Caroline Machado, no uso de suas atribuições, conforme disposto no EDITAL Nº 07/2023/PROEX (PROBOLSAS 2024) torna pública a abertura das inscrições destinadas a classificar estudantes que irão desenvolver atividades de extensão no âmbito do Projeto Literatura e Infância: experiência estética e formação de pequenos leitores. O edital pode ser acessado por meio do documento disponível EDITAL 2024 Inscrições deferidas, clique aqui. Resultado final da seleção, resultado. -
Minicurso Mediação de leitura: conceitos, estratégias, projetos literários
Mediação de leitura: conceitos, estratégias, projetos literários
No contexto da 20ª SEPEX convidamos interessados a participar do Minicurso Mediação de leitura: conceitos, estratégias, projetos literários, no dia 25 de outubro, das 18 às 22 horas. O objetivo da atividade é apresentar e discutir subsídios teórico-metodológicos para práticas de mediação de leitura literária que contribuam para formação de pequenos leitores, com ênfase para crianças de 0 a 3 anos de idade.
Público alvo: Mediadores de leitura; professores da instituição e das redes de ensino próximas; estudantes de pedagogia e outras licenciaturas da UFSC e de outras instituições de ensino superior, bibliotecários; servidores técnicos em educação; famílias de crianças e interessados na temática em geral.
Conteúdo programático: Conhecimentos e objetivos que devem mobilizar os mediadores de leitura nos processos de formação de leitores; Estruturação dos tempos-espaços e materiais de forma a garantir uma adequada mediação; Critérios de seleção para compor um acervo literário; Projetos literários e práticas de mediação literárias.
Equipe: Caroline Machado, Gabrielle Gualdieri Pinheiro, Juliete Schneider, Letícia Cunha da Silva, Lilane Maria de Moura Chagas, Maria Eliza Chierighini Pimentel, Saskya Carolyne Bodenmüller, Sasha Correa Tubino Cortinaz.
Inscrições: sgsepex.ufsc.br

