Trajetos Literários no X Seminário de Literatura Infantil e Juvenil
Trajetos Literários é uma ação do Projeto de Extensão Infância e literatura: experiência estética e formação de leitores, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (GEPILEd/CNPq), sediado no Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC (NDI/UFSC).
Dentro de um conjunto de atividades que visa constituir uma comunidade de leitores que extrapole os muros da instituição, promovendo o encontro entre literaturas e infâncias, organizamos essa ação que, desta vez, está articulada ao X SEMINÁRIO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL (X SLIJ) E VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL E PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO LITERÁRIA (VII SELIPRAM) – Viver espaços e tempos de mediação, que se realizará de 5 a 7 de junho na UFSC.
Nessa edição, apresentamos literaturas contemporâneas produzidas para a infância de autores que estarão conosco no evento. São cinco obras selecionadas e dispostas nos seguintes locais:
• Centro de Cultura e Eventos: A contradição humana: com o devido espírito de contradição, de Afonso Cruz (Peirópolis, 2014);
• Centro de Comunicação e Expressão (CCE): A rainha louca, louca, louca!, de Anabella López (Aletria, 2023);
• Centro Sócio Econômico (CSE): Mesma nova história, de Everson Bertucci, Mafuane Oliveira e Juão Vaz (Peirópolis, 2021);
• Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH): A origem do beija-flor: Guanãby muru-gãwa, de Yaguarê Yamã e Taisa Borges (Peirópolis, 2012);
• Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI): Você é um monstro?, de Guilherme Karsten (HarperKids, 2022).
Paralelamente às atividades de conferências e mesas redondas, a comunidade universitária (da educação infantil à pós-graduação) e participantes do evento poderão realizar um percurso pelo campus da UFSC, buscando nos pontos marcados literaturas produzidas para crianças (de todas as idades). Assim, professores, mediadores de leitura, bibliotecários, crianças e seus familiares, estudantes universitários, funcionários terceirizados e visitantes têm a possibilidade de ampliar seus repertórios literários e também observar algumas práticas de mediação literária que acontecerão ao longo da atividade.
Observando os pontos assinalados no mapa, os participantes encontrarão a exposição de reproduções (autorizadas pelos autores e editoras) de cada uma das cinco histórias escolhidas para formar o trajeto literário proposto. Os lugares são indicados com um ícone de modo a deixar que cada participante ou grupo de pessoas possa organizar o itinerário, pautado nos seus interesses.
Salvem seu mapa e venham se aventurar!